UFMT

Na Universidade Federal de Mato Grosso o Programa de Residência está vinculado ao Instituto de Ciências Exata e Naturais e envolve professores e tutores dos cursos de enfermagem, medicina e psicologia.

 

Ofertaremos vagas para:

  • ENFERMEIROS

  • FARMACÊUTICOS

  • NUTRICIONISTAS

  • PSICÓLOGOS

Santa Casa

Na Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis a residência será executada em cinco clínicas:

 

  • UTI Adulto

  • UTI Coronariana

  • Centro Cirúrgico

  • Clínica Oncológica

  • Clínica Médica

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso

 

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso da UFMT/CUR em parceria com a Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis propõe especializar o residente inserindo-o no cotidiano hospitalar, levando sempre em consideração os arranjos organizacionais da Estratégia Saúde da Família do município, os demais hospitais, instituição de longa permanência e os centros de convivência de idosos.

 

Entende-se que a Residência Multiprofissional em Saúde com foco na “saúde do adulto e idoso” é vista como um espaço muito rico, dinâmico e propício para a integração das atividades de ensino de pós-graduação, uma vez que abre a possibilidade de articulação de saberes multiprofissionais, com introdução de conteúdos e práticas de trabalho compartilhado, colaborando para a construção do novo processo de trabalho em saúde.

 

A inserção dos residentes junto ao contexto hospitalar, preocupados também com a Rede de Atenção à Saúde, fortalecerá o desenvolvimento do trabalho em equipe e a troca de saberes para a construção de novos conhecimentos que são originados na interface dos diferentes campos de trabalho, aprofundando a parceria entre serviços de diferentes complexidades e densidades tecnológicas, e destes com a universidade.

 

A residência visa contribuir para expansão e consolidação das Redes de Atenção à Saúde, formando profissionais capazes de se comprometer e de operacionalizar as mudanças necessárias na organização do cuidado, promovendo a melhoria na saúde e qualidade de vida das pessoas, a partir de um projeto político-pedagógico fundamentado na aprendizagem baseada na prática profissional e na dialogia, na educação de adultos e na aprendizagem significativa, avançando na Integralidade da Atenção e da Gestão em Saúde.

 

 

 


Por que fazer residência em saúde do adulto e idoso?

O aumento da expectativa de vida das pessoas é considerado atualmente como um fenômeno universal presente em quase todos os países do mundo, sendo a maioria deles concentrada no continente europeu. O contingente de idosos daqui a 30 anos vai representar 40% da população da Alemanha, do Japão e da Itália, este, inclusive, o único país do mundo a ter mais pessoas acima de 65 anos. Em 2050, a expectativa de vida nos países desenvolvidos será de 87,5 anos para os homens e 92,5 para as mulheres (contra 70,6 e 78,4 anos em 1998). Já nos países em desenvolvimento, será de 82 anos para homens e 86 para mulheres.

 

No Brasil, projeções estatísticas evidenciam que até 2025 o número de pessoas com mais de 60 anos deverá ter aumentado em quinze vezes chegando a cerca de 32 milhões (CERQUEIRA; OLIVEIRA, 2002). Segundo Kalache (2009), dentre os aproximadamente 2 milhões de idosos que haverá no mundo, em 2050, mais de 80% se concentrarão em países como o Brasil, numa porcentagem de 9% a 18% no período de 2005 a 2022.

 

Inúmeros fatores contribuíram e estão contribuindo para o envelhecimento populacional: redução das taxas de fecundidade e natalidade, diminuição do número de mortes por doenças infecciosas, melhoria das condições de vida das populações, conquistas tecnológicas da medicina moderna, conduzindo para meios de prevenção ou cura de patologias que, até então, eram fatais no passado.

 

A residência multiprofissional em saúde do adulto e idoso emerge da preocupação com a formação dos profissionais de saúde para atendimento a esta crescente população, o quanto estão capacitados para atender os adultos (em constante processo de envelhecimento) e os idosos.

 

Pretende promover uma interação entre as diferentes profissões visando a construção de estratégias significativas de intervenção na saúde do adulto e idoso por meio de linhas de cuidado e apoio matricial.

 

A formação de profissionais de saúde vem passando por momentos importantes de reorientação em face das novas tendências do setor saúde, decorrentes das novas demandas apresentadas pelo Sistema Único de Saúde, bem como, dos modelos de gestão e de atenção em saúde. Tem exigido das instituições formadoras maiores compromissos no sentido de redirecionar as estratégias de ensino, modelos pedagógicos de inserção dos diferentes profissionais nos serviços de saúde.

 

A aliança entre trabalho e formação, a construção de processos de educação permanente, a consolidação de redes de cooperação e o reconhecimento de que tanto os processos de formação como os de trabalho produzem - conhecimentos técnicos e políticos - são princípios que balizam o compromisso da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Fatores que somados irão proporcionar bons resultados à sua formação.

Mudança do Perfil Profissional
 
O Profissional que cursa um programa de residência multiprofissional desenvolve habilidades para o trabalho em equipe, interdisciplinar e colaborativo.
 
Adquire experiência profissional de dois anos, além do título lato sensu de residente, no caso do nosso Programa, em Saúde do Adulto e Idoso.

Com os preceptores você irá desenvolver as habilidades psicomotoras e cognitivas para o trabalho e cuidado em saúde...

 

Com a equipe irá desenvolver principalmente as habilidades relacionais...

 

Com os tutores e professores construir principalmente as habilidades cognitivas...

O curso terá carga horária total de 5.760 (cinco mil, setecentas e sessenta) horas, sendo 1.152 (mil cento e cinquenta e duas) horas de teoria e 4.608 (quatro mil, seiscentas e oito) horas de prática.

 

Obs: Será concedida a cada candidato aprovado uma bolsa mensal que obedecerá às normas estipuladas pela CNRMS, atualmente no valor de R$ 3.330,43.

Para mais Informações

(66) 3410-4004

© 2023 by Grace Homecare. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now